Explore os recursos do Microsoft Viva e Microsoft Teams e evite o Burnout com a ajuda da Beyondsoft
Faz pouco mais de um ano que o Burnout foi reconhecido como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde e, desde então, as empresas estão em busca de medidas para prevenir, educar e até tratar as consequências físicas e emocionais que a síndrome tem gerado nos profissionais.
Entre o modelo híbrido, 100% remoto e presencial, as instituições passaram os últimos dois anos investindo em estratégias como adoção de folgas ilimitadas, semana de apenas quatro dias úteis e novos planos para recrutar e reter talentos.
Por outro lado, no que diz respeito aos colaboradores, as demissões em massa que caracterizam a “Grande Resignação” e o fenômeno “Quiet Quitting” provam que as gerações mais novas não estão dispostas a suportar exaustão no trabalho.
Só no ano passado, foram mais de 6 milhões de pedidos de demissão no Brasil e a Gattaz Health & Results descobriu que pelo menos 18% dos profissionais sofreram com burnout por aqui. Irritabilidade, dificuldade de concentração e cansaço são apenas alguns dos sintomas comumente registrados dentro das empresas.
Experts em colaboração, nós, da Beyondsoft, acreditamos que a tecnologia pode desempenhar um papel muito importante na criação de experiências de qualidade para os funcionários e na extinção da “paranoia da produtividade”.
À frente de projetos de modernização de infraestruturas e processos, vimos de perto a diferença que as soluções da Microsoft podem oferecer individual e coletivamente. E no blog de hoje, vamos compartilhar duas delas com você que quer construir um local de trabalho mais seguro e saudável. Está pronto?
Para manter o progresso e a confiança, evitando o Burnout
Uma comunicação aberta e clara para determinar escopos, estipular prazos e dar feedbacks é fundamental para a organização e tranquilidade das equipes. Mas um relatório recente da Microsoft mostrou que um dos grandes desafios dos líderes, se não o maior deles, é definir expectativas e confiar no progresso dos times. A dificuldade de fazer isso à distância é tão grande que como resultado, o micro gerenciamento e a sobrecarga por vezes aparecem.
Se esse é o caso da sua equipe, o Microsoft Viva pode ajudar na missão de trazer mais clareza e visibilidade para todos. Além de oferecer um espaço seguro para que cada um expresse suas ideias e dificuldades, ele também dá aos gestores a oportunidade de identificar padrões que precisam ser alterados a fim de tornar o fluxo de trabalho mais fluido.
Para centralizar a comunicação e estabelecer uma rotina saudável
O Work Trend Index revelou ainda que depois de alguns meses, as comunicações aumentaram e os limites que existiam no modelo presencial diminuíram. Entre redes sociais, Whatsapp e e-mail, os colaboradores ultrapassam seu horário de trabalho e sentem dificuldade para desconectar-se conscientemente, o que também eleva os níveis de estresse e ansiedade.
Conhecido majoritariamente por suas reuniões online, o Microsoft Teams também é uma ótima opção para reverter cenários como esse. Seus recursos de estruturação, agendamento e deslocamento virtual dão previsibilidade para as equipes e centralizam nos chats a comunicação sobre o andamento dos projetos e demandas.
Parte dele, o Workplace Analytics dá aos gerentes a visão das normas de trabalho, do tempo médio de concentração de cada um, da eficácia das reuniões e o mais importante de tudo, da colaboração fora do expediente. É um panorama completo para monitorar a saúde e acompanhar a resiliência organizacional.
Quer saber mais sobre os discursos disponibilizados por essas e outras plataformas da Microsoft, nossa parceira estratégica? Então entre em contato com os nossos especialistas e trace seu planejamento para transformar a experiência dos colaboradores !
A Beyondsoft é Microsoft Solutions Partner e está há sete anos entregando com sucesso projetos complexos de migração, gerenciamento e segurança.