Conheça as 4 opções mais comuns de migração de dados e saiba como a Beyondsoft Brasil pode te ajudar a fazer a escolha certa.
A migração para a nuvem oferece vários benefícios e as organizações que decidem passar por ela podem colher vantagens que vão desde a redução de custos com licenciamento e armazenamento, até mesmo o aumento de desempenho e escalabilidade. Em outras palavras, a adoção dessa solução permite que as empresas desenvolvam suas análises de dados com rapidez, otimizem a segurança digital e gerem novos fluxos de receita.
Mas para garantir o sucesso durante essa fase, é essencial alinhar expertise à planejamento estratégico detalhado, com suporte e monitoramento para que tudo saia como o esperado.
Atualmente, entre as principais estratégias de migração, estão:
Lift and shift:
Conhecida como uma estratégia básica, lift and shift é a abordagem mais popular entre as empresas que utilizam bancos de dados locais e decidem transferi-los para a nuvem. Além de simplicidade e velocidade como benefícios, ela oferece alta disponibilidade de ferramentas para facilitar a migração.
Mas é preciso ter em mente que, no caso dessa abordagem, problemas ocultos já existentes, como hacks e band-aids, são transferidos para a nuvem também. Ou seja, a dívida técnica no banco de dados continua existindo.
Data lake:
Essa abordagem por sua vez, envolve a remoção de dados de um banco local e o armazenamento em uma solução como o Amazon S3. Ela disponibiliza uma variedade de tecnologias para facilitar acesso, análise e consulta de dados, bem como alta capacidade para carregá-los no banco de sua escolha, como o Redshift.
Apesar de exigir certa reestruturação, ela permite fazer alterações nos dados ao longo do processo e aumentar o desempenho no banco de destino para aproveitar as novas tecnologias conforme forem surgindo.
Porém, uma desvantagem é que os data lakes exigem que os engenheiros e DBAs utilizem um novo conjunto de tecnologias e passem por uma curva acentuada de aprendizado.
Lift and shift + data lake
Mais utilizada em situações de urgência, ela é uma combinação das duas estratégias apresentadas acima. Em situações de cronograma curto e pressa para migrar dados, é ideal para suprir suas necessidades.
De forma simples, ela consiste em usar primeiro a abordagem lift and shift para migrar o banco de dados existente para a nuvem e, em seguida, reservar um tempo para migrar para um novo banco de dados, como Redshift ou Aurora.
Além de rapidez, oferece espaço para determinar o melhor banco de dados a ser usado de acordo com sua necessidade. Contudo, em alguns casos, ela acaba criando mais trabalho a longo prazo.
Hybrid streaming
No caso das organizações que desejam obter os benefícios de um data lake na nuvem, mas por razões comerciais devem manter o banco de dados transacional existente no local, essa é uma ótima opção. A partir da captura de dados de alteração (CDC), ela permite fazer alterações no local e transmiti-las para a nuvem quase em tempo real. Ou seja, é possível adotar uma abordagem de streaming e obter benefícios da nuvem sem mover o banco de dados.
No entanto, vale lembrar que a replicação do banco de dados local é mais propensa a falhas, pois normalmente as mesmas redundâncias não estão no lugar.
Escolha a estratégia certa com uma avaliação de migração de dados da Beyondsoft Brasil:
A escolha da estratégia de migração de dados correta é fundamental para o seu sucesso e depende dos requisitos e drivers do negócio, desafios, necessidades de desempenho, planos de curto prazo, metas futuras e vários outros fatores.
A partir de uma avaliação, a Beyondsoft Brasil aplica uma abordagem holística à preparação para a migração de dados e fornece uma base sólida, com um plano concreto para conclusão desse processo.
Nosso modelo de execução aborda áreas como: aplicativos de negócios, cargas de trabalho, operações técnicas, suporte de produção e treinamento para determinar a melhor arquitetura e estratégia de migração.
Nossos especialistas trabalham alinhados com cada empresa para realizar uma análise detalhada e personalizada da arquitetura existente e, com base nisso, criar um roteiro de migração que inclua requisitos de negócios, funcionais, técnicos e de teste, bem como recomendações para solucionar falhas.
Uma avaliação de migração de dados é um investimento valioso que economizará tempo e custo no futuro. Para saber mais, fale com um de nossos especialistas, entre em contato conosco!